EDUCAR OS PENSAMENTOS E CULTURALIDADE DOS NOSSOS ATOS
Por: Hedi Wagner Barbosa - Jornalista, Radialista, Locutor Anunciante DRT/MG 26.172
"Toda expressão mental resulta numa formação já do outro lado..."
|
Mercado antigo de Salinas Norte de Minas Gerais. |
Entenda que é preciso evitar visões distorcidas, estudando um pouco sobre a Antropologia em uma das citações de Kipling, Joseph Kipling um escritor britânico [1865-1936], em uma de suas análises; Aquele que é diferente de nós está fundada no chamado RELATIVISMO CULTURAL.
Relativizar culturalmente significa que ao falarmos sobre os outros povos, grupos ou temas, precisamos primeiro nos indagar.
Como concebemos a sociedade a sociedade da qual fazemos parte?
Temos como definir outros povos e culturas como primitivos ou arcaicos, civilizados ou não?
Até hoje entendo que não existe meios para tal definições... Será que alguns pontos classificações desses tipos seriam adequadas ou tendenciosas?
|
Mercado de Salinas, MG aos finais de semanas alem do povo
sair para fazerem as compras, se encontram para conversar.
(coisa do interior) |
Precisamos refletirmos e entendermos que outras sociedades ou grupos sociais têm concepções e valores diferentes dos nossos, como acerca da vida e do mundo, como exemplo; Nem melhores e tão pouco piores. Essa vivência em processo também ensina-nos que muitos comportamentos e visões de mundo que nos cercam pareçam "naturais ou biológicas", na verdade isso são produtos da cultura que já variam em diferentes grupos da sociedade.
|
Novas instalações do mercado municipal de Salinas.
Foto Extraída da internet |
Exemplo disso na cidade de Salinas e outras cidades do Brasil o reconhecimento da existência "do outro", culturas de diferentes grupos, povos e religiões da sociedade a alteridade nos mercados municipais, implicam as experiências do contato com outras culturas, a aceitação das diferenças. Essas podem ser formas de desvendar vários aspectos da nossa cultura que antes passavam despercebidas.