Salinas e região concentra o maior número de produtores de cachaça artesanal em todo o território Nacional, é o berço da cachaça artesanal de qualidade. São mais de sessenta marcas de cachaças, com uma produção em torno de cinco milhões de litros comercializados.
Os apaixonados pela cachaça artesanal de qualidade foram convidados a participar do XVII Festival Mundial da Cachaça de Salinas que foi realizado nos dias 20 a 22 de julho de 2018, na Passarela da Alegria em Salinas – MG.
O XVII Festival Mundial da Cachaça de Salinas, que é realizado desde 2002, é um evento indicado para a exposição e promoção de empresas, máquinas, equipamentos e serviços, junto aos produtores e público em geral.
Com a exposição das cachaças, o XVII Festival Mundial da Cachaça de Salinas visa promover e valorizar, ainda mais, as potencialidades das cachaças produzidas em Salinas e região.
O Sr. José Xavier de Oliveira , é produtor da cachaça Sabiá em Salinas Norte de Minas Gerais. Ele também faz parte da Associação dos Produtores de Cachaça de Salinas ( APACS), como vice-presidente da instituição. Na noite de quinta-feira 19 de julho 2018, o produtor fala da expectativa do XVII Festival Mundial da Cachaça de Salinas. A Cachaça Sabiá tem sua origem na Fazenda Barra da Lage, município de Salinas,MG no ano de 1930, sendo seu proprietário o Sr. José Xavier de Oliveira.
O produtor de cachaça Antenor, Cachaça do Anjo, esteve presente no jantar na noite de quinta-feira 19-07-2018. E falou sobre a importância de estar participando do XVII Festival Mundial da Cachaça de Salinas. O Produtor fala na entrevista sobre a Cachaça do Anjo, como deu interesse de produzir cachaça artesanal e de alguns prêmios que ganhou como produtor de cachaça. A Cachaça do Anjo desenvolveu um Blend de cachaças envelhecidas em quatro tonéis de diferentes Madeiras (Carvalho Americano, Carvalho Europeu, Amburana e Bálsamo). Este Blend foi o primeiro trabalho produzido em parceria com a PROSA MINEIRA.
Evandro Pinho estar vereador em Salinas e no jantar com os produtores de cachaça que aconteceu na quinta-feira 19-07-2018. O Vereador fala a importância do Festival Mundial da Cachaça em Salinas na economia municipal e para toda a região de Salinas. Na oportunidade o vereador fala de suas atuações no legislativo municipal de Salinas.
capital mundial da cachaça. É desenvolvida de forma
artesanal e tradicional, com características típicas
em cada etapa do processo.
Com a escolha da cana e processo de extração
do caldo da cana-de-açúcar propiciamos a nossa
fermentação “caipira” o desenvolvimento necessário
para a obtenção da cachaça de qualidade.
Os procedimentos de produção e boas práticas são imprescindíveis para chegarmos ao produto final tendo
os selos de garantia que avalizam os resultados do
nosso trabalho. As marcas Tabúa têm conquistado
o mercado pela forma artesanal e atende os padrões
de qualidade exigidos e principalmente o gosto dos
nossos consumidores.
O Jovem Renê Luíde Assessor Artístico do XVII Festival Mundial da Cachaça de Salinas, fala com nossa equipe durante o jantar com produtores de cachaça e mostra grande entusiasmo para o evento. Renner está na produção do evento desde o ano de 2016. E vem mostrando potencial para desenvolver a qualidade de artistas de renome nacional e das oportunidades dadas aos artistas da região de Salinas.
O Prefeito Zé Prates e o Presidente da APACS Eilton Santiago durante o jantar com os produtores de cachaça, turistas, imprensa presentes na noite de quinta feira 19-07-2018 falaram com nossa reportagem e mostraram a importância da participação do Executivo municipal junto com a Associação de Produtores de Cachaça em ajudar na promoção do evento. Uma vez que o Festival atrai uma boa e significativa economia aos comércios e atratividade de geração de empregos diretos e indiretos.
Adriana representante da cervejaria BAKER, ela deu entrevista ao O GRANDE NORTE e falou das expectativas de expor a cerveja artesanal pela primeira vez nos stands do XVII Festival Mundial da Cachaça de Salinas. Durante o jantar ela falou como surgiu o interesse de estar presente nessa edição do festival em salinas.
Peninha é chefe de cozinha, um profissional de renome Nacional que também esteve no jantar dos produtores de cachaça. E falou da sua participação que teve no XVII Festival Mundial da Cachaça de Salinas. No Jantar que aconteceu na quinta-feira 19-07-2018, ele falou da qualidade das cachaças de Salinas e sua representatividade no Brasil e Mundo com a gastronomia misturando com a cachaça e suas "mineiríce".
Tito é representante da Cachaça Tiziu, no Jantar com os produtores, turistas e alguns convidados ele fala da marca e da cachaça que é de Salinas. E que no Rio de Janeiro onde faz negócios com a marca, revela que, a cachaça é legitima de Salinas e das premiações que a marca já ganhou.
Kleber é da família Anísio Santiago. Cachaça Havana e Anísio Santiago, o produtor esteve com sua família no jantar de abertura e negócios do XVII Festival da Cachaça 2018. Ele falou das oportunidades de estar representando o legado da cachaça da família Santiago. Durante a entrevista falou dos 75 anos que a cachaça Havana e Anísio Santiago comemoram nesse ano de 2018.
Deputado Federal Domingos Sávio esteve no jantar com produtores da cachaça de Salinas, turistas e diversos convidados especiais durante as festividades do XVII Festival Mundial da Cachaça. Acompanhado do senhor Dairton advogado, tiveram oportunidade de conversar com diversas autoridades municipais e com o presidente da APACS Eilton Santiago. Domingos Sávio é um dos políticos de grande atuações na região Norte e Nordeste de Minas Gerais. Durante a sua vinda no festival falou das ações e emendas que conquistou para a região e para os produtores de Cachaça de Salinas.
O Festival Mundial da Cachaça é organizado anualmente pela APACS em parceria com a Prefeitura Municipal de Salinas. Neste ano, realizado na Passarela da Alegria nos dias 20, 21 e 22 de Julho. O evento ofereceu oportunidades de negócios para produtores, compradores e consumidores; tendo dentro da sua programação diversos eventos como: palestras com temas que envolvam toda a cadeia produtiva da cachaça, roteiros turísticos e encontros de negócios.
ENTREVISTAS REALIZADAS NOS STANDS DO XVII FESTIVAL MUNDIAL DA CACHAÇA DE SALINAS. JULHO DE 2018.
ENTREVISTA COM ANA PAULA POLO UNIASSELVI SALINAS
ENTREVISTA COM DOMINGOS SÁVIO DEPUTADO FEDERAL
ENTREVISTA COM HELI DURÃES VICE PREFEITO DE SALINAS
ENTREVISTA COM KINCA EMPRESÁRIO REDE LOJAS CICLO DIAS
ENTREVISTA COM NEWTON CARDOSO JR
ENTREVISTA COM RAQUEL MUNIZ DEPUTADA FEDERAL E EILTON SANTIAGO PRESIDENTE APACS
ENTREVISTA COM VEREADOR THIAGO DURÃES E AMILTON BANCO DO NORDESTE (CREDITO AMIGO)
ENTREVISTA SÉRGIO CARVALHO CACHAÇA GOGÓ DA EMA
ENTREVISTA COM ADRIANO CARDOSO ADVOGADO
ENTREVISTA COM MAXEMILLIANO SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DE SALINAS
ENTREVISTA COM RENÊ LUIDE ASSESSOR ARTÍSTICO DO XVII FESTIVAL MUNDIAL DA CACHAÇA
ENTREVISTA COM ZONETE PRESIDENTE DO CIRCUITO TURÍSTICO DA CACHAÇA
ENTREVISTA EDUARDO ENGARRAFADORA SERRA NEGRA
ENTREVISTAS NO STAND DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SALINAS.
LUCAS CACHAÇA MATRIARCA SUL DA BAHIA