SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO
Em comemoração à semana nacional do Trânsito 2018, nós equipe do O GRANDE NORTE e Salinenses pudemos prestigiar vários eventos desenvolvidos ao longo desta semana, com destaque para diversas palestras nas escolas da cidade e região, blits educativa em pontos de maior fluxo de veículos, etc, contando com a presença de diversos órgãos, como Prefeitura Municipal de Salinas, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Polícia Militar de Minas Gerais, Guarda Mirim, Guarda Municipal, Centros de Formação de Condutores.
Fechando a semana nacional do trânsito sábado 29 de Setembro 2018 aconteceu, um simulado de acidente de trânsito envolvendo dois veículos, em que uma caminhonete em alta velocidade se acidenta com um veículo gol que avançou o sinal vermelho (parada obrigatória) vitimando gravemente 4 pessoas.
Para o resgate, contou com a presença do 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Salinas, inaugurado em 05 de julho de 2018, com registro de mais de 300 atendimentos na região, neste curto intervalo de tempo, destacando a grande quantidade de sinistros na nossa cidade e na zona rural, seja acidentes automobilísticos, captura de animais em perigo, afogamento, incêndios florestais, palestras e treinamentos diversos.
O Corpo de Bombeiros em Salinas conta com a presença de uma UR (unidade de Resgate) e 01 ABS (Auto bomba salvamento), viaturas que permanecem diuturnamente em Salinas para acionamentos caso necessário.
A opreação desse evento foi coordenada pelo 1º Sargento Martins, naquele ato respondendo pelo Comando do Pelotão de Salinas, que tendo ao seu dispor 03 viaturas operacionais e 03 equipes altamente qualificadas efectuam com maestria o salvamento dos feridos.
No local, após análise e estudo da situação, o 1º Sargente Martins dividiu a equipe em áreas específicas em salvamento, prevenção a incêndio/explosão e Atendimento pré-hospitalar.
Diante dos fatos, todos os bombeiros, já paramentados com os devidos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), efectuaram o desencarceramento das vítimas, conforme técnicas de Salvamento Veicular, realizando o rebatimento do teto da caminhonete e retirada de portas do gol, de forma que as vítimas sejam acessadas, tratadas e resgatadas com segurança e sem provocar sequelas adicionais, sem agravo à saúde.
Para a retirada, o Corpo de Bombeiros conta com equipamento de ponta, com tesouras e cunhas / cilindros hidráulicos, que livram a vítima de materiais envolventes que a prendam ou encarcerem, que devido à sua estrutura metálica, necessite ser cortada por equipamento específico, cuja força para o corte é gralmente promovida pelo bombeamento hidráulico, por um motor, geralmente acomodado numa viatura própria de salvamento do Corpo de Bombeiros, neste ato a ASL (auto Salvamento Leve) de prefixo 0446.
O desencarcerador quando utilizado na forma de tesoura, o material que estiver prendendo a vítima a ser socorrida é cortado. Quando é utilizada a cunha, o objetivo é encontrar uma pequena brecha, inserir a cunha, e ao acionar o motor, a cunha vai abrindo espaço necessário para retirada das ferragens que envolvem a vítima. Para operar tal ferramenta é necessário treinamento específico, face à alta perfomance de trabalho do equipamento podendo provocar acidentes graves como amputação e esmagamento de partes do corpo humano que tiver contato.
Após a vítima ser resgatada das ferragens, outra equipe do Corpo de Bombeiros entra em ação, agora a Unidade de Resgate com o atendimento pré-hospitalar, que realiza de forma rápida a triagem das vítimas, monitora sinais vitais, estabiliza sinais vitais, executam manobras de Ressurreição cárdio pulmonar em vítimas quando necessário, imobilizam fraturas, tratam ferimentos e contém hemorragias. Neste ato a equipe conta com o apoio do (a) médico (a) e enfermeiro (a) que aplicam um atendimento técnico específico às vítimas, regulando de forma precisa a destinação final dos pacientes e cuidado a ser dispensado, sendo alguns liberados no próprio local da ocorrência e outros conduzidos até a unidade hospitalar mais próxima para procedimentos médicos mais apurados.
Após resgatar todas as vítimas, o Corpo de Bombeiros, visando eliminar o risco de explosões e incêndio face ao derramento de líquido combustível arma um estabelecimento com uma linha de arrefecimento (resfriamento) a ser aplicad, utilizando a viatura ABS (Auto Bomba Salvamento) que pode ser empregada tanto para salvamento quanto para incêndio, pois possui 1.500 litros d'água e corpo de bomba para pressurizar as mangueiras.
Finalizando, podemos concluir que:
As vítimas foram resgatas,
Veículos repassados aos cuidados da Polícia Militar,
A guarnição reúne seu efetivo, recolhe materiais e retorna para o plantão aguardando nova chamada que pode ser mais um acidente automobilístico ou outro tipo de sinistro.
O Corpo de Bombeiros agradeceu a presença de todos e alerta:
"O acidente ocorre, onde a prevenção falha"...
Respeitar as leis de trânsito é respeitar a vida.