A Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) entregou neste domingo (14/6), mais 13 mil 570 EPI´s ao Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), administrado pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Entre os EPI´s repassados ao HUCF estão: quatro mil máscaras descartáveis; 730 máscaras N-95, utilizadas por profissionais de saúde no atendimento a portadores de Covid-19; 2,4 mil luvas de procedimentos clínicos; seis mil toucas descartáveis; 400 sapatilhas cirúrgicas e 50 protetores faciais.
A previsão é de que no decorrer desta semana outras instituições hospitalares de referência no Norte de Minas para atendimento de pacientes com suspeita ou acometidos pela Covid-19, sejam contempladas com o repasse dos equipamentos.
Em abril deste ano, a SES-MG entregou mais de 4 milhões, 597 mil EPI´s a 18 hospitais de 12 municípios. Em Montes Claros, na ocasião, foram contemplados com o repasse de 729 mil, 153 equipamentos o Hospital Aroldo Tourinho, a Santa Casa, o Hospital Universitário Clemente de Faria e o Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro.
Diante das dificuldades que as instituições de saúde estão enfrentando para a compra de equipamentos de proteção individual, a superintendente do HUCF, Priscilla Izabella Fonseca Barros de Menezes entende que o apoio da SES é muito importante para manter o atendimento de pacientes.
A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques ressalta que, além do trabalho prestado pelos hospitais, o empenho da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais para auxiliar as instituições com o repasse de EPI´s garante a manutenção da assistência à população. “As demandas por equipamentos de proteção individual aumentaram em todo o mundo e, nesse contexto, o trabalho conjunto da SES-MG com as instituições de saúde se constitui ação de fundamental importância para que seja garantido o atendimento da população”, frisa Dhyeime Marques.
SAMU
Em maio, a SES repassou ao Serviço Móvel de Urgência (SAMU) da Macrorregião Norte 3,6 mil máscaras N-95, quatro mil luvas, álcool em gel, capotes e aventais. Os EPI´s estão sendo utilizados por profissionais de saúde que atuam em 42 bases do SAMU, sediadas em municípios que compõem a região ampliada de saúde do Norte de Minas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.